quinta-feira, 4 de junho de 2009

Alô, Dona Margarida! Como vai sua perseguida?



Na última semana de maio, fiz uma pesquisa no Cedoc da TV Globo, no Rio, para a biografia da Rita Cadillac. Assisti a sete horas de material da rede, tudo do começo dos anos 80. Devia ser matéria de qualquer curso de humanidades, numa boa. É muita informação sobre um Brasil, que ainda esta logo aí. Aliás, o Rio é Chacrinha e anos 80 até hoje. Numa boa...
Segue um resumo do programa de 05 de junho de 1982, (no You Tube há vídeos da mesma época):
Chacrinha reestreara na Globo havia três meses, a energia com que apresenta é notável. O programa tem um ritmo alucinante, mais dinâmico do muitos programas atuais. É especial porque, naquela tarde, o Velho Guerreiro estregava o famoso "Disco de Ouro" para "os melhores artistas do primeiro semestre".
O apresentador vestia paletó prateado brilhante, cartola, com rosa vermelha e disco de telefone pendurado no pescoço. Os jurados fixos eram Elke "Paiiiinho" Maravilha e Edson Santana (aquele que brigava com o auditório); nesse dia ainda foram: Mario Gomes ("Quem quer a banana do Mario Gomes?!"), Sonia Abraão (vejam vocês!), Lady Francisco (clássico absoluto) e Maitê Proença (que, perdida no meio do palco, fala no microfone do Chacrinha: "pra onde eu vou?"). O clima é de Copa do Mundo, camisas da seleção de 82 por toda parte, bolas de futebol no cenário. De vez em quando, em cima da apresentação de algum artista, entrava uma imagem do jogo Brasil 2 x 1 URSS, os golaços de Sócrates e Eder.
O "Disco de Ouro" era um troféu pequeno, que mal aparecia no vídeo em plano aberto. O artista não conseguia segurar direito, lembrava aqueles canudos de drink com azeitona na ponta ou um guarda-chuva miniatura. Naquela tarde, receberam o tal prêmio:

"Vamos rrrrreceberrrrr... Vamos rrrrrreceberrrr..."
  1. Rádio Taxi - "Garota dourada, quero ser seu irmão, eu sou seu irmão-namoraduuu", que coisa! Wander Tafo, que teria mais tarde uma banda de hard rock com seu nome, era o band lider. Enquanto o playback rola sem culpa, as Chacretes, com o figurino cartola e terninho-maiô, dançam sensualmente para a câmera; o sonoplasta My Boy insere efeitos de áudio "póin!", quando a câmera passa pelo corpo das moças, um efeito visual do tipo "radar" aparece bem ali, no ventre. Coisa fina. Às vezes, uma voz grossa invade a música: "Hmmm, com essa eu caso!"
  2. Biafra - "Sabe, você tem um jeito todo especial quando diz eu te amo...". Enquanto ele canta, uma das chacretes atira pepinos, bananas, abacaxis para o auditório; outra oferece fatias de melancia que as pessoas da primeira fila saboreiam frente às câmeras. Chacrinha puxa reações do público a todo instante: "Ele merece, ele merece...". Atira um bacalhau no Russo (lembra dele?).
  3. Ricardo Graça Mello - "Garota eu vou pra Califórnia...". A guitarra era maior do que ele.
  4. Lulu Santos - "De leve, de leve que é na contramão; de leve, que é contravenção", uma versão ridícula de Get Back, dos Beatles. Se ele pudesse ver essa fita...
  5. A coisa era muito louca. No meio do ano, Chacrinha embala um "Maria Sapatão", que o auditório acata com a maior animação. "Terezinha...".
  6. Amelinha, "A rainha do Ceará" - numa aula de história: "Uma luta de exércitos gregos e troianos, por Helena, a mulher de Menelau, a história do cavalo de pau..." (não vale rir! depois vem a parte famosa, poesia pura), "Mulher nova, bonita e carinhosa, faz o homem gemer sem sentir dor".
  7. Roupa Nova - segundo Chacrinha, "o maior conjunto do Brasil". Eles cantam "Clarear": um pouco de luz nessa vida, um pouco de luz em você!
  8. Anões vestidos de soldados ingleses fazem malabarismo na parte de cima do palco, sobre os tubos de neon por onde surgiam os artistas.
  9. Gilliard - "o rei de Santo André": aquela nuvem que passa lá em cima sou eu.
  10. Guilherme Arantes - "Porque eu sou mais romântico que a lua cheia".
  11. Benito di Paula - "Ê criança presa em brinquedos e trapaças, quase sem história pra contar...". Que benito, hein?
  12. E a lista seguia com: Fábio Jr, Fevers, Pepeu Gomes, A Cor do Som, Gal Costa, Amado Batista, Baby Consuelo, Sidney Magal, Joana, Antônio Marcos, Belchior e Márcio Greick (who?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário